.

Questões, com gabarito, sobre a Resolução CONAMA 357/05 sobre tratamento e lançamento de efluentes, de concursos públicos na área do meio ambiente (Confira os concursos para área ambiental em andamento).
A Resolução CONAMA 357/05 dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais, bem como, estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes cria instrumentos para avaliar a evolução da qualidade das águas, em relação às classes estabelecidas no enquadramento, de forma a facilitar a fixação e controle de metas visando atingir gradativamente os objetivos propostos.

Correção de questões
by Pixabay

Correção de questões sobre a Resolução CONAMA 357/05



(MPES - VUNESP - Q.49). Considerando a Resolução CONAMA n.º 357/2005 e suas alterações, assinale a alternativa correta.
(A) Padrão: substâncias ou outros indicadores representativos da qualidade da água.
(B) Meta: medição ou verificação de parâmetros de qualidade e quantidade de água, que pode ser contínua ou periódica, utilizada para acompanhamento da condição e controle da qualidade do corpo de água.
(C) Parâmetro de qualidade da água: valor limite adotado como requisito normativo de um padrão de qualidade de água ou efluente.
(D) Recreação de contato primário: refere-se àquela associada a atividades em que o contato com a água é esporádico ou acidental e a possibilidade de ingerir água é pequena, como na pesca e na navegação.
(E) Ensaios ecotoxicológicos: ensaios realizados para determinar o efeito deletério de agentes físicos ou químicos a diversos organismos aquáticos.


60. Segundo a Resolução CONAMA n.º 357/2005,
(A) águas doces são aquelas com salinidade igual ou inferior a 10,0‰, que podem ser utilizadas para consumo humano.
(B) ambiente lêntico é aquele cuja vazão do corpo hídrico utiliza como base o uso múltiplo das águas.
(C) águas salobras são aquelas com salinidade superior a 1,0‰ e inferior a 10,0‰; ambiente típico de mangues e restingas.
(D) ambiente lótico é aquele com águas continentais moventes e teor relativamente alto de oxigênio.
(E) águas salinas são aquelas com salinidade igual ou superior a 50‰, que possibilitam a vida de organismos com adaptações especiais.


(VUNESP - SUZANO 2016 - ANALISTA AMBIENTAL) 48. O conjunto de condições e padrões de qualidade de água necessários ao atendimento dos usos preponderantes, atuais ou futuros, determina a classificação das águas em doces, salobras ou salinas. Desse modo, assinale a alternativa que indica corretamente a definição de água doce.

(A) Águas sem salinidade.
(B) Águas com salinidade igual ou inferior a 0,3 ‰.
(C) Águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 ‰.
(D) Águas com salinidade igual ou inferior a 1,0 ‰.

(E) Águas com salinidade igual ou inferior a 15 ‰.
publicidade


GABARITOS

Gabarito: E
Gabarito: D
Gabarito: C

Clique no vídeo abaixo e assista a aula sobre a Resolução CONAMA 357/05 publicada no Canal Youtube, Direito Ambiental em questão




     Você também pode conferir o post correção grátis de questões do Código Florestal.


Por Ronaldo G. da Silva: Perfil
.
Compartilhe!

.

Posts Relacionados
 
Top