O exercício profissional do Engenheiro Ambiental encontra-se regulamentado pelo Sistema CONFEA/CREA e contempla o exercício das várias atividades técnicas, entre elas: Planejamento ambiental do território; Licenciamento ambiental de atividades poluidoras; Estudos de impacto ambiental; Monitoramento e avaliação da qualidade ambiental dos recursos naturais; Controle da poluição ambiental; Sistemas de gestão ambiental em atividades produtivas; Gerenciamento de riscos em atividades produtivas; Sistemas de higiene e de egurança ambiental; Sistemas urbanos de engenharia sanitária.

Atualmente, diversos segmentos produtivos da sociedade contemporânea demandam profissionais graduados, com sólida e ampla formação de conhecimentos na área ambiental. 

O engenheiro ambiental atua em projetos de conservação e recuperação dos recursos naturais, da biodiversidade e das condições climáticas do planeta. É capacitado também a avaliar riscos ambientais, elaborando estudos/planos que visem à redução dos impactos determinados por ações humanas ou mesmo naturais. O profissional da área tem uma sólida formação técnica nas áreas afins à biologia, ecologia, saneamento, recursos hídricos, gestão de resíduos, poluição, entre outras.



Por Ronaldo G. da Silva: Perfil

Compartilhe!

.
Posts Relacionados
 
Top