Você sabe o que vem a ser Logística Reversa? 
A lei 12.305/10 - Lei de Resíduos Sólidos instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, um dos principais temas abordados pela lei é, exatamente,  a Logística Reversa, uma forma de retorno para reaproveitamento ou destinação final adequada do material produzido pelo setor empresarial, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

Resíduos
by Pixabay



Lei 12.305/10 - Lei de Resíduos Sólidos define e a Logística Reversa.



O que é Logística Reversa?


Segundo a lei 12.305/10 logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.





publicidade


Qual é a importância da logística reversa?


Segundo o Art. 8 da lei ela é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a coleta seletiva e todos os sistemas de logística reversa ou outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.


Quem deve implantar a logística reversa?



O Art. 33 a lei 12.305/10 aponta que são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

·         I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;

·         II - pilhas e baterias;

·         III - pneus;

·         IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

·         V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;


·         VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes.     
  
          Leia também: Entenda os Princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
              

          Assista ao vídeo abaixo sobre logística reversa disponível no Canal do Youtube








     


Fonte: 
     BRASIL - Lei 12.305/10 - Lei de resíduos sólidos. Disponível em < www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm > acessado em 09/11/2016


Por Ronaldo G. da Silva: Perfil

Compartilhe!

.
Posts Relacionados
 
Top