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Correção de questões de concurso públicos sobre a Lei de Educação Ambiental, Lei 9.795/99. Neste post apresentamos questões interessantes para o candidato que se prepara para concursos públicos em que o edital exige legislação ambiental. Elaboradas pela Banca Organizadora UPENET em concurso realizado pela SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE IPOJUCA para o cargo de TÉCNICO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

 


Vamos as questões! 




Questões sobre a Lei de Educação Ambiental


Acesse aqui a lei: Lei 9.795/99

Confira o Gabarito no final da página:

1. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que completa o texto que define educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.
“Entendem-se por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade_____________voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
a)  constroem valores individuais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
b) constroem valores sociais, atitudes e competências
c)  constroem conhecimentos coletivos, habilidades e competências
d) constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
e)  desenvolvem habilidades, atitudes e competências



2. Sendo a Educação Ambiental componente essencial e permanente da educação nacional, como parte do processo educativo mais amplo, torna-se necessário que

I.o Poder Público defina políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental e promova a educação ambiental prioritariamente na Educação Básica.
II. as instituições educativas do Ensino Fundamental promovam a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
III. os meios de comunicação de massa colaborem, de maneira ativa e permanente, na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporem a dimensão ambiental em sua programação.
IV. a sociedade como um todo mantenha a atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.
Assinale

a)  se apenas II, III e IV estiverem corretas.
b) se apenas II estiver correta.
c)  se apenas I e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e)  se I, II, III e IV estiverem corretas.




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3. Todos são objetivos fundamentais da Educação Ambiental (Lei Federal Nº 9.795/99), EXCETO:

a)  Desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
b) Estabelecer limites na divulgação das informações ambientais, definindo rigorosamente os canais e os meios usados para esses fins.
c)  Promover o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
d) Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
e)  Fortalecer a cidadania, a autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.



4. As assertivas abaixo definem a Educação Ambiental na educação escolar, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao que determina a referida Lei.

a)  Uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
b) Não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de Ensino Básico.
c)  Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, é obrigatória a criação de disciplina específica.
d) Nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
e)  A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores em todos os níveis e em todas as disciplinas.



5. Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”. Em relação ao incentivo do poder público, analise os itens abaixo:

I A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
II A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não formal.
III A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.
IV A sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.

Está CORRETO o que se afirma em

a)I, III e IV, apenas.
b)II, apenas.
c)III e IV, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.


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6. Podemos considerar como objetivos fundamentais da Política Nacional de Educação Ambiental listados no art. 5º da Lei nº. 9.975/1999 como a proposição de uma compreensão integrada do conceito de meio ambiente e das suas múltiplas e complexas relações, uma vez que essa política não se reduz aos elementos naturais do meio físico, mas abrange todas as formas de organização de espaço sobre o planeta que se relacionem com a presença e ação do ser humano. De acordo com o referido artigo, analise os itens abaixo:

I.   Abrange a garantia de democratização das informações ambientais e o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
II. O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamento para o futuro da humanidade.
III.             O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do país, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade.
IV.              O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia.
V.  Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas tanto local quanto globalmente.

Estão CORRETOS
a)  I, III, IV e V.
b) III e V.
c)  III, IV e V.
d) I, II, III e IV.
e)  II, III e V.


GABARITOS:

1 - Gabarito: D
2 - Gabarito: A
3 - Gabarito: B
4 - Gabarito: C
5 - Gabarito: E
6 - Gabarito: D



Vídeo aula de correção de questão: Conceito legal de Educação Ambiental Lei 9.795/99 - Questão#5 UPENET - Clique no vídeo e assista.




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Em outras postagens você poderá encontrar textos sobre a referida lei, como: Conceitos, princípios e objetivos da Educação ambiental e  3 Super Dicas da Lei da Educação Ambiental - Lei 9.795/99.





Por Ronaldo G. da Silva: Perfil
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