segunda-feira, 29 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Despejo de chorume no solo ou em rios pode se tornar crime ambiental

Logo SENADOProjeto de Lei que tramita no Congresso Nacional visa tornar o despejo de chorume no solo ou em rios em crime ambiental e altera a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Para a justificativa apesar de a Lei de Crimes Ambientais disciplinar de maneira genérica o crime de poluição, é necessário que a conduta tenha expressa previsão legal.



Despejo de chorume no solo ou em rios pode se tornar crime



Da Agência Senado


O derramamento de chorume (líquido liberado pelo apodrecimento do lixo) no solo ou em rios e mares pode se tornar crime ambiental. Passo nessa direção foi dado pela Comissão de Meio Ambiente, nesta em 09/05/2017, ao aprovar projeto de lei (PLS 54/2016) do senador Cássio C. Lima (PSDB-PB).
publicidade

O projeto enquadra essa prática na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição causada por um litro de chorume equivale à de cem litros de esgoto doméstico. O resíduo impede o desenvolvimento da flora e da fauna do local onde é despejado.

O projeto original criminaliza o derramamento de chorume apenas pelos caminhões de lixo. No entanto, emenda apresentada pelo relator ad hoc, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), responsabiliza qualquer transportador de lixo, inclusive de resíduos industriais, que contamine o solo ou os recursos hídricos com o líquido tóxico.



Fonte: Agência Senado 

Pesquisar no Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...