Questão comentada do Cargo: Analista Ambiental Ano: 2014 do concurso do Órgão: ICMBio Instituição: CESPE Nível: Superior. Sugerida para estudos relativos a concursos para profissionais da área ambiental, como gestor ambiental, engenheiro ambiental e outros.
Análise de item Certo ou Errado.

Questão comentada | Unidades de Conservação | CESPE

Questão CESPE gestão e manejo

No que diz respeito à gestão e ao manejo de unidades de conservação (UCs), julgue os itens subsequentes.


91 A elaboração e a utilização do plano de manejo de área protegida são facultativas.

92 O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) contribui para o enfretamento da falta de transparência e de participação no estabelecimento e na gestão das UCs, ao tornar obrigatórias a consulta à população local para o estabelecimento e a elaboração do manejo das novas
unidades de uso direto bem como a instituição de conselhos consultivos nas unidades de uso indireto.

93 Caso se adote gestão compartilhada, as UCs podem ser geridas por organizações da sociedade civil de interesse público com objetivos afins ao da unidade, mediante instrumento a ser firmado com o órgão responsável por sua gestão.

94 O licenciamento de empreendimento de significativo impacto ambiental localizado em uma faixa de três mil metros, a partir do limite da unidade de conservação, e cuja zona de amortecimento não esteja estabelecida sujeita-se à autorização do órgão responsável pela administração da respectiva unidade de conservação. Reservas particulares de patrimônio natural,
áreas de proteção ambiental e áreas urbanas consolidadas são empreendimentos aos quais se aplica essa regra.

95 A legislação referente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) abrangeu o conceito de sistema nacional de unidades de conservação constante de legislações federais anteriores e lançou a definição de reserva de desenvolvimento sustentável.

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no canal do youtube












Por Ronaldo G. da Silva: Perfil

Compartilhe!

.
Posts Relacionados
 
Top