terça-feira, 18 de outubro de 2016

Noções de sustentabilidade para concursos públicos

Noções de sustentabilidade para concursos públicos. Confira aqui uma série de publicações e dicas da matéria, questões, resumo e apostila. Para você que está estudando e se preparando para os concursos, como o Edital STJ 2018, apresentamos uma lista das principais leis e resoluções cobradas em noções de sustentabilidadeConteúdo exigido principalmente em TRE, TRF, TJ e STJ 2018.  Confira no seu edital.

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA CONCURSOS

Noções de sustentabilidade para concursos públicos STJ 2018


DICAS DE NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: 

Confira as matérias e questões publicadas aqui no Blog sobre Legislação Ambiental (Atenção! Confira no edital do seu concurso as questões relacionadas).



Acesse aqui em PDF a  Instrução Normativa nº 5/2017  Critérios de sustentabilidade nos procedimentos de contratação de serviços na Administração Pública.
Confira a Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério de Meio Ambiente.



Exemplo de questão sobre noções de sustentabilidade - CESPE  do concurso STJ 2015


A respeito da Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC); da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.º 12.305/2010; e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), julgue os seguintes itens. 

42 A A3P é um programa que congrega princípios de sustentabilidade e tem natureza cogente, pois obriga os órgãos e entidades públicas a promover o uso racional dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados e a adotar outras práticas de mitigação dos impactos antrópicos sobre o meio ambiente. 

43 Constituem instrumentos da PNMC, entre outros, os mecanismos financeiros e econômicos, no âmbito nacional, referentes à mitigação e à adaptação à mudança do clima. 

44 O plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem natureza estritamente diagnóstica, ao caracterizar o empreendimento, os resíduos gerados e seus respectivos passivos ambientais.

Acesse aqui a prova do STJ 2015 - Banca CESPE


Gabarito 

42 E
43 C
44 E

Clique no link acima para ver as publicações de noções de sustentabilidade no Blog




Publicidade



Dicas de preparação de noções de sustentabilidade para concursos

Uma das melhores técnicas de preparação para concursos públicos é a resolução de questões anteriores da mesma banca organizadora, no entanto, ainda que resolva questões de outras bancas, certamente, contribuirá para a melhoria do seu desempenho na hora da prova. Não perca tempo, treine, treine e treine! Confira, no final dessa postagem a lista de vídeos sugeridos para estudo das matérias que incluídas no programa e conteúdo de noções de sustentabilidade e não deixe visitar o Canal no Youtube.



1ª Dica - A dica de sempre! Resolução de questões de provas anteriores, principalmente, da mesma banca organizadora. Aproveite os vídeos indicados abaixo de aulas de correção de questões.



2ª Dica - Leitura da lei fria! Não adianta. Ler a norma é fundamental para fixar alguns conteúdos. Sempre que puder, leia!



3ª Dica - Prestar atenção na legislação específica. Sempre tem aquela questão que vai fazer a diferença na classificação. Não deixe passar! Seja o diferente. Confira os vídeos sobre noções de sustentabilidade para concursos públicos do Canal no Youtube.


Vídeo aula - Noções de Sustentabilidade


Assista ao vídeo Resolução 201 CNJ | Questão #1 | CESPE





 Inscreva-se em nosso Canal no Youtube e no Blog. Comente e deixe suas sugestões.



Baixe aqui a APOSTILA COMPLETA sobre a Resolução 201 do CNJ em PDF


Noções de Sustentabilidade nos editais de concursos:

Edital STJ 2018.

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: 1 Política de Sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça (Portaria STJ nº 293/2012). 2 Competências das unidades socioambientais no Poder Judiciário e Plano de Logística Sustentável (Resolução CNJ nº 201/2015). 3 Princípios de sustentabilidade nas licitações (Artigo 3º da Lei nº 8.666/1993, regulamentado pelo Decreto nº 7.746/2012 e suas alterações). 4 Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009). 5 Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). 6 Conceito de Desenvolvimento Sustentável (Relatório Brundtland). 7 Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente (A3P). 8 Critérios de sustentabilidade nos procedimentos de contratação de serviços na Administração Pública (Instrução Normativa nº 5/2017). 9 Meio Ambiente (Arts. 170 e 225 da Constituição Federal).

Polí­tica de Cookies | Polí­tica de Privacidade | Termos de uso | Sobre
João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Top