Publicidade

Questões da Lei da Educação Ambiental. Lei 9.795/99, com gabarito. Correção de questões de concurso públicos sobre a Lei de Educação Ambiental, Lei 9.795/99. Série de Questões para professores e princípios da Política Nacional de Educação Ambiental, com gabarito. Sugeridas para o candidato que se prepara para concursos públicos.

 

Questões da Lei da Educação Ambiental
by Pixabay


Questões sobre a Lei de Educação Ambiental


Acesse aqui a lei: Lei 9.795/99

Vídeo Aula - Correção de questão da Lei de Educação Ambiental

1. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que completa o texto que define educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.

“Entendem-se por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade_____________voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

  • a)  constroem valores individuais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • b) constroem valores sociais, atitudes e competências
  • c)  constroem conhecimentos coletivos, habilidades e competências
  • d) constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • e)  desenvolvem habilidades, atitudes e competências

    Acompanhe a correção no vídeo abaixo



Vídeo Aula - Correção de questão da Lei de Educação Ambiental

2.(IpojucaAnalistaEducacional/UPENET) Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”.
Em relação ao incentivo do poder público, analise os itens abaixo:
  • I. A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
  • II. A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não formal.
  • III. A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.
  • IV. A sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.

Está CORRETO o que se afirma em
A) I, III e IV, apenas.
B) II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no Youtube




Canal Youtube Direito Ambiental em questão! Inscreva-se.





======================================================
Separamos aqui 10 dicas de tópicos chaves que podem aparecer na sua prova. Esses tópicos são os mais comuns e mais frequentes nos exames nacionais sobre essa lei.  
Para BAIXAR O E-Book GRÁTIS clique no link ou na figura abaixo, em seguida selecione a rede social que você utiliza e salve o arquivo em seu computador. 
Clique aqui!
===================================================



Mais questões da Lei da Educação Ambiental. Lei 9.795/99.



1. Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”. Em relação ao incentivo do poder público, analise os itens abaixo:

I A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
II A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não formal.
III A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.
IV A sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.

Está CORRETO o que se afirma em

a)I, III e IV, apenas.
b)II, apenas.
c)III e IV, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.



2. Sendo a Educação Ambiental componente essencial e permanente da educação nacional, como parte do processo educativo mais amplo, torna-se necessário que

I.o Poder Público defina políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental e promova a educação ambiental prioritariamente na Educação Básica.
II. as instituições educativas do Ensino Fundamental promovam a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
III. os meios de comunicação de massa colaborem, de maneira ativa e permanente, na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporem a dimensão ambiental em sua programação.
IV. a sociedade como um todo mantenha a atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.
Assinale

a)  se apenas II, III e IV estiverem corretas.
b) se apenas II estiver correta.
c)  se apenas I e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e)  se I, II, III e IV estiverem corretas.




Publicidade



Questão sobre objetivos fundamentais da Educação Ambiental.


3. Todos são objetivos fundamentais da Educação Ambiental (Lei Federal Nº 9.795/99), EXCETO:

a)  Desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
b) Estabelecer limites na divulgação das informações ambientais, definindo rigorosamente os canais e os meios usados para esses fins.
c)  Promover o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
d) Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
e)  Fortalecer a cidadania, a autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.



4. As assertivas abaixo definem a Educação Ambiental na educação escolar, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao que determina a referida Lei.

a)  Uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
b) Não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de Ensino Básico.
c)  Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, é obrigatória a criação de disciplina específica.
d) Nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
e)  A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores em todos os níveis e em todas as disciplinas.


GABARITOS das questões da Lei da Educação Ambiental:


1 - Gabarito: E
2 - Gabarito: A
3 - Gabarito: B
4 - Gabarito: C


AUTOR: Ronaldo G. Silva é Advogado, Consultor Jurídico de carreira no Serviço Público, Pós-Graduado em Educação pela UFF e Pós-Graduado em Direito Ambiental: Legislação Perícia e Auditoria Ambiental pela (UNESA). Membro da Comissão Técnica da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás da PMDC


Compartilhe nas Redes Sociais!

Publicidade


Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

 
Top