Questões da Lei da Educação Ambiental. Lei 9.795/99, com gabarito. Correção de questões de concurso públicos sobre a Lei de Educação Ambiental, Lei 9.795/99. Série de Questões para professores e princípios da Política Nacional de Educação Ambiental, com gabarito. Sugeridas para o candidato que se prepara para concursos públicos em que o edital exige legislação ambiental. Elaboradas pela Banca Organizadora UPENET.
Acesse aqui a lei: Lei 9.795/99
Confira o Gabarito no final da página:
Vamos as Questões da Lei da Educação Ambiental. Lei 9.795/99.
1. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que completa o texto que define educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.
“Entendem-se
por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a
coletividade_____________voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de
uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
a) constroem
valores individuais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
b) constroem
valores sociais, atitudes e competências
c) constroem
conhecimentos coletivos, habilidades e competências
d) constroem
valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
e) desenvolvem
habilidades, atitudes e competências
2.
Sendo a Educação Ambiental componente essencial e permanente da educação
nacional, como parte do processo educativo mais amplo, torna-se necessário que
I.o
Poder Público defina políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental e
promova a educação ambiental prioritariamente na Educação Básica.
II.
as instituições educativas do Ensino Fundamental promovam a educação ambiental
de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
III.
os meios de comunicação de massa colaborem, de maneira ativa e permanente, na
disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e
incorporem a dimensão ambiental em sua programação.
IV.
a sociedade como um todo mantenha a atenção permanente à formação de valores,
atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada
para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.
Assinale
a) se
apenas II, III e IV estiverem corretas.
b) se
apenas II estiver correta.
c) se
apenas I e IV estiverem corretas.
d) se
apenas I, II e IV estiverem corretas.
e) se
I, II, III e IV estiverem corretas.
Publicidade
Questão sobre objetivos fundamentais da Educação Ambiental.
3. Todos são objetivos fundamentais da Educação Ambiental (Lei Federal Nº 9.795/99), EXCETO:
a) Desenvolver
uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas
relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos,
sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
b) Estabelecer
limites na divulgação das informações ambientais, definindo rigorosamente os
canais e os meios usados para esses fins.
c) Promover
o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática
ambiental e social.
d) Incentivar
a participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação
do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental
como um valor inseparável do exercício da cidadania.
e) Fortalecer
a cidadania, a autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para
o futuro da humanidade.
4.
As assertivas abaixo definem a Educação Ambiental na educação escolar, segundo
a Lei Federal Nº 9.795/99. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao que
determina a referida Lei.
a) Uma
prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e
modalidades do ensino formal.
b) Não
deve ser implantada como disciplina específica no currículo de Ensino Básico.
c) Nos
cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico
da educação ambiental, é obrigatória a criação de disciplina específica.
d) Nos
cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis,
deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades
profissionais a serem desenvolvidas.
e) A
dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores em
todos os níveis e em todas as disciplinas.
5.
Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental
não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da
coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na
defesa da qualidade do meio ambiente”. Em relação ao incentivo do poder
público, analise os itens abaixo:
I A
difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres,
de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas
relacionados ao meio ambiente.
II A
ampla participação da escola, da universidade e de organizações não
governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à
educação ambiental não formal.
III A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de
educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações
não governamentais.
IV A
sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a
sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de
conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.
Está
CORRETO o que se afirma em
a)I,
III e IV, apenas.
b)II,
apenas.
c)III
e IV, apenas.
d)I,
II e IV, apenas.
e)I,
II, III e IV.
======================================================
Separamos aqui 10 dicas de tópicos chaves que podem aparecer na sua prova. Esses tópicos são os mais comuns e mais frequentes nos exames nacionais sobre essa lei.
Para BAIXAR O E-Book GRÁTIS clique no link ou na figura abaixo, em seguida selecione a rede social que você utiliza e salve o arquivo em seu computador.
Clique aqui!
Para BAIXAR O E-Book GRÁTIS clique no link ou na figura abaixo, em seguida selecione a rede social que você utiliza e salve o arquivo em seu computador.
Clique aqui!
===================================================
6.
Podemos considerar como objetivos fundamentais da Política Nacional de Educação
Ambiental listados no art. 5º da Lei nº. 9.975/1999 como a proposição de uma
compreensão integrada do conceito de meio ambiente e das suas múltiplas e
complexas relações, uma vez que essa política não se reduz aos elementos
naturais do meio físico, mas abrange todas as formas de organização de espaço
sobre o planeta que se relacionem com a presença e ação do ser humano. De
acordo com o referido artigo, analise os itens abaixo:
I.
Abrange a garantia de democratização das
informações ambientais e o estímulo e o fortalecimento de uma consciência
crítica sobre a problemática ambiental e social.
II. O
fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como
fundamento para o futuro da humanidade.
III.
O estímulo à cooperação entre as diversas regiões
do país, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma
sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade,
igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e
sustentabilidade.
IV.
O fomento e o fortalecimento da integração
com a ciência e a tecnologia.
V. Compreender
que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas tanto
local quanto globalmente.
Estão CORRETOS
a) I,
III, IV e V.
b) III
e V.
c) III,
IV e V.
d) I,
II, III e IV.
e) II,
III e V.
GABARITOS das questões da Lei da Educação Ambiental:
1 - Gabarito: D
2 - Gabarito: A
3 - Gabarito: B
4 - Gabarito: C
5 - Gabarito: E
6 - Gabarito: D
2 - Gabarito: A
3 - Gabarito: B
4 - Gabarito: C
5 - Gabarito: E
6 - Gabarito: D
Vídeo aula de correção de questão: Conceito legal de Educação Ambiental Lei 9.795/99 - Questão#5 UPENET - Clique no vídeo e assista.
Canal Youtube Direito Ambiental em questão! Inscreva-se.