Publicidade


Questões Comentadas UDESC - Lei 9.795/99 - Educação Ambiental

Questões comentadas da Lei 9.795/99 - Educação Ambiental. Questão Comentada sobre a Política Nacional da Educação Ambiental Lei 9795/99 para concursos com legislação ambiental ou direito ambiental no conteúdo programático.  Confira as questões e acompanhe as correções.
Questões Comentadas UDESC - Lei 9.795/99 - Educação Ambiental

Questões Comentadas UDESC - Lei 9.795/99 - Educação Ambiental


Questões comentadas da Lei de Educação Ambiental em vídeo


1. (Porto Belo/UDESC/2012 Agente Ambiental) Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
São princípios básicos da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, exceto:
  • A. ( ) promover a desarticulação das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.
  • B. ( ) conceber o ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
  • C. ( ) promover o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
  • D. ( ) promover a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
  • E. ( ) garantir a continuidade e a permanência do processo educativo. 

Acompanhe a correção no Vídeo Abaixo





2. A Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A respeito da citada Lei, assinale a alternativa correta.
  • A. ( ) Cabe apenas aos municípios, na esfera de sua competência e nas áreas de sua jurisdição, definir diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental, respeitados os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.
  • B. ( ) É um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal.
  • C. ( ) Deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino de escolas públicas e privadas.
  • D. ( ) Entende-se por Educação Ambiental formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • E. ( ) Faz parte dos objetivos fundamentais da Educação Ambiental: o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
Confira a correção das duas questões no vídeo abaixo ou no Canal do Youtube








3. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que completa o texto que define educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.

“Entendem-se por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade_____________voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

  • a)  constroem valores individuais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • b) constroem valores sociais, atitudes e competências
  • c)  constroem conhecimentos coletivos, habilidades e competências
  • d) constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • e)  desenvolvem habilidades, atitudes e competências

    Acompanhe a correção no vídeo abaixo




Vídeo Aula - Correção de questão da Lei de Educação Ambiental

4.(IpojucaAnalistaEducacional/UPENET) Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”.
Em relação ao incentivo do poder público, analise os itens abaixo:
  • I. A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
  • II. A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não formal.
  • III. A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.
  • IV. A sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.

Está CORRETO o que se afirma em
A) I, III e IV, apenas.
B) II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no Youtube


Canal Youtube Direito Ambiental em questão! Inscreva-se.

Leia também: IBAMA - Questão comentada da Lei 12305/10 - Logística reversa

Veja também:

Publicidade

Autor:
Ronaldo G. da Silva é Advogado, Biólogo, Professor e Palestrante; Consultor Jurídico concursado no Serviço Público; Pós-graduado em Educação pela UFF/RJ; MBA na Área Ambiental (UNESA); Membro da Câmara Técnica da Cadeia Petróleo e Gás da PMDC.



Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Publicidade
A Catho oferece milhares de Vagas de emprego para Você. Aproveite esta grande oportunidade de conseguir as diversas Vagas De Emprego ofertadas! Confira aqui as Novas Vagas. Experimente a Catho. A chance do Trabalho Que Você preciso. Vagas Verificadas.

Postagens relacionadas, sugestões e anúncios:
.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar