segunda-feira, 24 de julho de 2017

Questões Comentadas da Lei 9.795/99 - Educação Ambiental.

Posted on julho 24, 2017
Questões comentadas da Lei 9.795/99 - Educação Ambiental. Questão Comentada sobre a Política Nacional da Educação Ambiental Lei 9795/99 para concursos com legislação ambiental ou direito ambiental no conteúdo programático. Elaboradas pelas bancas UPENET e IBEG. Confira as questões e acompanhe as correções.

Questões comentadas da Lei 9.795/99 - Educação Ambiental 


Questões comentadas da Lei 9.795/99 - Educação Ambiental


Correção de questão da Lei de Educação Ambiental


1. (Porto Belo/UDESC/2012 Agente Ambiental) Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
São princípios básicos da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, exceto:
  • A. ( ) promover a desarticulação das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.
  • B. ( ) conceber o ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
  • C. ( ) promover o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
  • D. ( ) promover a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
  • E. ( ) garantir a continuidade e a permanência do processo educativo. 

Acompanhe a correção no Vídeo Abaixo





2. A Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A respeito da citada Lei, assinale a alternativa correta.
  • A. ( ) Cabe apenas aos municípios, na esfera de sua competência e nas áreas de sua jurisdição, definir diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental, respeitados os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.
  • B. ( ) É um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal.
  • C. ( ) Deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino de escolas públicas e privadas.
  • D. ( ) Entende-se por Educação Ambiental formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • E. ( ) Faz parte dos objetivos fundamentais da Educação Ambiental: o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
Confira a correção das duas questões no vídeo abaixo ou no Canal do Youtube





Link do Vídeo: https://youtu.be/ayh7fzS5DOk


3. Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.
  • 58 A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • 59 É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.
  • (...)
  • 62 São considerados princípios básicos da educação ambiental o enfoque humanista, o holístico, o democrático e o participativo.
  • 63 A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo do ensino fundamental.

Acompanhe a correção no vídeo abaixo










Correção de questão da Lei de Educação Ambiental


4. (DuquedeCaxias.AnalistaAmbiental/IBEG) A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, de acordo com a Lei 9795/1999. Sobre a referida legislação julgue os itens.

I - Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental é obrigatório a criação de disciplina específica.
II - A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
III - A garantia de continuidade e permanência do processo educativo é um dos objetivos fundamentais da educação ambiental.
IV - O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade, é um dos princípios básicos da educação ambiental.
V - Compete aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação

Estão corretas as seguintes afirmativas:
  • (a) I, II e III
  • (b) II, IV e V
  • (c) I, II e IV
  • (d) II, III e V
  • (e) Todas as alternativas são verdadeiras

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no Canal do Youtube





Link do vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=I1CWqSw2t0U




Vídeo Aula - Correção de questão da Lei de Educação Ambiental

5. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que completa o texto que define educação ambiental, segundo a Lei Federal Nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.

“Entendem-se por educação ambiental processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade_____________voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

  • a)  constroem valores individuais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • b) constroem valores sociais, atitudes e competências
  • c)  constroem conhecimentos coletivos, habilidades e competências
  • d) constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
  • e)  desenvolvem habilidades, atitudes e competências

    Acompanhe a correção no vídeo abaixo




Vídeo Aula - Correção de questão da Lei de Educação Ambiental

6.(IpojucaAnalistaEducacional/UPENET) Pelo Art. 13, da Lei Federal Nº 9.795/99, “Entendem-se por Educação Ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”.
Em relação ao incentivo do poder público, analise os itens abaixo:
  • I. A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
  • II. A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não formal.
  • III. A participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais.
  • IV. A sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação, a sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação, a sensibilização ambiental dos agricultores e o ecoturismo.

Está CORRETO o que se afirma em
A) I, III e IV, apenas.
B) II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no Youtube


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Lei 9795/99 | Política Nacional da Educação Ambiental | Questão | IDECAN



7. De acordo com a Lei nº 9.795/1999, que dispõe sobre a educação ambiental e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) a:
  • A)  promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
  • B)  promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
  • C)  colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação.
  • D) definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

Acompanhe a correção no vídeo abaixo ou no Canal do Youtube






Leia também: IBAMA - Questão comentada da Lei 12305/10 - Logística reversa


Autor:
Ronaldo G. Silva Advogado, Biólogo, Professor e Consultor Jurídico concursado no Serviço Público, com Pós em Educação pela UFF e MBA na Área Ambiental (UNESA), Membro da Câmara Técnica da Cadeia Petróleo e Gás da PMDC.

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