segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Questão comentada - Educação Ambiental - Lei 9795/99 - UDESC

Questão comentada 
Lei da Educação Ambiental – Lei 9.795/99
Agente Ambiental Fiscal - 
Pref. Porto Belo/SC
Cargo: Agente Ambiental Fiscal
Ano: 2012 Órgão: Pref. Porto Belo/SC
Instituição: UDESC - 
Nível: Superior


Questão comentada - Educação Ambiental - Princípios - Lei 9795/99 - Questão #1 - UDESC


Questão 32


Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
São princípios básicos da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil, exceto:
A. ( ) promover a desarticulação das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.
B. ( ) conceber o ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
C. ( ) promover o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
D. ( ) promover a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
E. ( ) garantir a continuidade e a permanência do processo educativo.


Questão 33

A Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A respeito da citada Lei, assinale a alternativa correta.
A. ( ) Cabe apenas aos municípios, na esfera de sua competência e nas áreas de sua jurisdição, definir diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental, respeitados os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.
B. ( ) É um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal.
C. ( ) Deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino de escolas públicas e privadas.
D. ( ) Entende-se por Educação Ambiental formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
E. ( ) Faz parte dos objetivos fundamentais da Educação Ambiental: o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.




Confira a correção das duas questões no vídeo abaixo ou no Canal do Youtube



Polí­tica de Cookies | Polí­tica de Privacidade | Termos de uso | Sobre
João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Top