Publicidade


Questões Comentadas sobre a Resolução CONAMA 357/05.

Correção de Questões sobre a Resolução CONAMA 357/05. Nesta postagem você poderá companhar a correção de questões sobre a Resolução CONAMA 357/05. Sugeridas para candidatos que estão se preparando para concursos na área ambiental.

Resolução CONAMA 357/05 Correção de Questões.


1. (Porto Belo 2012/UDESC) Com base nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), assinale a alternativa correta. 
  • A. ( ) A resolução CONAMA 357, de 17 de março de 2005, apresenta as características necessárias para o condicionamento de água para potabilidade. 
  • B. ( ) A resolução CONAMA 430, de 13 de maio de 2011, apresenta as características para a classificação dos corpos de água doce, salobra e salgada. 
  • C. ( ) A resolução CONAMA 430, de 13 de maio de 2011 não apresenta as características necessárias para o condicionamento de esgotos sanitários para o descarte. 
  • D. ( ) Tanto nas resoluções CONAMA 357, de 17 de março de 2005, e 430, de 13 de maio de 2011, são indicados os tratamentos necessários para o condicionamento dos efluentes líquidos para descarte. 
  • E. ( ) A resolução CONAMA 430, de 13 de maio de 2011, dispõe condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores, alterando parcialmente e complementando a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

Acompanhe a resolução no vídeo abaixo, ou no Canal do Youtube



Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wCr5SedEzeY




02. (DEMAE2017/UFG) A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual é a classe das águas que pode ser destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou avançado, à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais?
  • (A) 2
  • (B) 3
  • (C) 4
  • (D) Especial
Acompanhe a correção da questão no vídeo abaixo





Diversas questões objetivas sobre a Resolução CONAMA 357/05.


1. (FEPESE-Cricíma-2016) Segundo a Resolução Conama 357 de 17 demarço de 2005, as águas salobras são águas comsalinidade:
a. ( ) superior a 35‰.
b. ( ) igual ou superior a 30 ‰.
c. ( ) igual a 28‰.
d. ( X ) de 0,5‰ e inferior a 30‰.
e. ( ) igual ou inferior a 0,5 ‰.

2 - (UFPR) Tendo como base a Resolução CONAMA 357/97, que trata sobre Resíduos e Efluentes, correlacionar de forma corretaas definições abaixo, numerando a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
1. Ambiente Lêntico   ( ) Remoção ou inativação de organismos potencialmente patogênicos.
2. Ambiente Lótico     ( ) Corpo de água que flui para um rio maior, para um lago ou reservatório.
3. Desinfecção             ( ) Ambiente relativo a águas continentais moventes.
4. Tributário                 ( ) Região do corpo receptor onde ocorre a diluição inicial de um efluente
5. Zona de Mistura      ( ) Ambiente que se refere à água parada, com movimento estagnado ou lento.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 3, 4, 5, 1, 2.
b) 3, 5, 1, 4, 2.
c) 5, 4, 1, 2, 3.
d) 5, 4, 2, 3, 1.
xe) 3, 4, 2, 5, 1.


3.(UFPR-Itaipu2017) Nas últimas décadas, o ecossistema aquático tem sido alterado de maneira significativa em função de atividade santrópicas. No Brasil, para o abastecimento de água, a Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005, com alterações estabelecidas pelas Resoluções nº 410/2009 e 430/2011, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Com base na Resolução CONAMA nº 357/2005, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Essa Resolução classifica as águas do Território Nacional em doces, salobras e salinas, que, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, são subdivididas em treze classes de qualidade, sendo que as águas de melhor qualidade podem ser aproveitadas em uso menos exigente, desde que não prejudique a qualidade da água,atendidos outros requisitos pertinentes.
( ) As águas doces são classificadas em classe especial, classe 1, classe 2, classe 3 e classe 4, sendo que todas essas classes podem ser utilizadas para o abastecimento público, desde que sejam empregados tratamentos, que podem utilizar desde tecnologias simples a avançadas.
( ) As águas de classe especial são destinadas ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção, à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral. As águas de classe 4 podem ser destinadas à navegação e à harmonia paisagística.
( ) Águas doces são águas com salinidade igual ou inferior a 0,5%, enquanto águas salobras são aquelas com salinidade superior a 0,5% e inferior a 30% e águas salinas apresentam salinidade igual ou superior a 30%.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – F – F – V.
b) V – V – F – V.
c) F – F – V – V.
►d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F.

4- (UFPR-Itaipu2017)A estação de tratamento de água, comumente chamada de ETA, é dimensionada para atender a vazão de projeto e para tratar a água bruta captada nos mananciais de abastecimento, principalmente os superficiais, que estão mais vulneráveis à poluição e contaminação de suas águas. Assim, as unidades que compõem a ETA são escolhidas e projetadas para transformar a água bruta, cujos parâmetros devem estar dentro das classes e usos estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05, em uma água potável, atendendo a Portaria do Ministério da Saúde 2.914/2011. No Paraná, os mananciais de captação superficial, na maioria dos casos, se enquadram na classe 2. Os casos mais críticos estão nos mananciais que atendem o sistema integrado de Curitiba e Região Metropolitana, que já estão com característica de classe 3. Portanto,as tecnologias não são mais simples, exigindo que a água passe por todas as unidades de tratamento de uma ETA convencional, aumentando também a quantidade de produtos químicos aplicados no tratamento.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as unidades de uma ETA convencional, em sequência.

a) Medidor de vazão – floculador – decantador – filtro lento – desinfecção – fluoretação.
b) Medidor de vazão – câmara de mistura rápida – decantador – filtro rápido – cloração – fluoretação.
c) Câmara de mistura lenta – câmara de mistura rápida – sedimentador – filtro rápido – cloração – fluoretação.
d) Câmara de mistura rápida – medidor de vazão – floculador – decantador – filtro lento – desinfeção – fluoretação.
►e) Medidor de vazão – câmara de mistura rápida – câmara de mistura lenta – sedimentador – filtro rápido – desinfecção –fluoretação.

5. (UFPR_Cutitiba-2010)De acordo com a Resolução CONAMA 357/05, considere as seguintes condições:
1. Temperatura inferior a 40 ºC.
2. pH sempre próximo a 7.
3. Materiais sedimentáveis até 10 mL/L em teste de 1 h.
4. Óleos e graxas até 150 mg/L.

Com relação a padrão de lançamento, deve-se considerar:
*a) 1 apenas.
b) 2 e 4 apenas.
c) 1, 2 e 3 apenas.
d) 2 e 3 apenas.e) 1, 2, 3 e 4.


Outras questões sobre a Resolução CONAMA 357/05 confira no Canal Youtube, Direito Ambiental em questão

Veja também:



Autor:
Ronaldo G. da Silva é Advogado, Biólogo e Professor; Consultor Jurídico concursado no Serviço Público; Pós-graduado em Educação pela UFF/RJ; MBA na Área Ambiental (UNESA); Membro da Câmara Técnica da Cadeia Petróleo e Gás da PMDC.



Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


A Catho oferece milhares de Vagas de emprego para Você. Aproveite esta grande oportunidade de conseguir as diversas Vagas De Emprego ofertadas! Confira aqui as Novas Vagas. Experimente a Catho. A chance do Trabalho Que Você preciso. Vagas Verificadas.

Publicidade

Postagens relacionadas, sugestões e anúncios
.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar