Publicidade


STJ afasta Princípio da Insignificância em crime contra Bioma de Especial Preservação da Mata Atlântica

STJ afasta Princípio da Insignificância em crime contra Bioma de Especial Preservação da Mata Atlântica

STJ afasta Princípio da Insignificância em crime contra Bioma de Especial Preservação da Mata Atlântica


A Superior Corte de Justiça afirmou entendimento no sentido de que somente é cabível o trancamento da ação penal por meio do habeas corpus quando houver comprovação, de plano, da ausência de justa causa, seja em razão da atipicidade da conduta praticada pelo acusado, seja pela ausência de indícios de autoria e materialidade delitiva, ou, ainda, pela incidência de causa de extinção da punibilidade.

No caso concreto, a peça acusatória descreve fatos que constituem crime, em tese, e não há dúvida quanto à identidade do acusado, não havendo se falar em ausência de justa causa que enseje o trancamento da ação penal.

Segundo o julgado o entendimento da Corte é no sentido de que a assinatura de termo de ajustamento de conduta, com a reparação do dano ambiental, são circunstâncias que possuem relevo para a seara penal, a serem consideradas na hipótese de eventual condenação, não se prestando para elidir a tipicidade penal. Outrossim, a lavratura do referido termo, com a extinção de ação civil pública, não implica a extinção da ação penal correspondente, haja vista a independência da esfera penal em relação às esferas cível e administrativa. Precedentes.

Para os Ministros na espécie, houve significativo dano ao meio ambiente, conforme trecho da denúncia, com degradação, inclusive, de bioma objeto de especial preservação (Mata Atlântica), não se aplicando o princípio da insignificância.

Com efeito, a questão da relevância ou insignificância das condutas lesivas ao meio ambiente não deve considerar apenas questões jurídicas ou a dimensão econômica da conduta, mas levar em conta o equilíbrio ecológico que faz possíveis as condições de vida no planeta (RHC n. 41.172/SC, Sexta Turma, Rel. Min. MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, DJe de 10/4/2015) 6. A conduta delituosa descrita está prevista no art. 38 da Lei n. 9.605/1998: Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção.

Por fim, concluem os julgadores que estando suspenso o trâmite da ação penal em virtude de acordo celebrado entre as partes, inexiste a possibilidade, enquanto durar a suspensão do processo, de o paciente ser punido pelo eventual delito praticado. Não há como acolher, assim, o pedido sucessivo de ''suspensão da punibilidade''.

Fonte: AgRg no RHC 121.611/SP, Rel. Ministro REYNALDO SOARES DA FONSECA, QUINTA TURMA, julgado em 05/03/2020, DJe 13/03/2020)


Clique para ver os Livros de Direito Ambiental na Amazon
* Curso de Direito Ambiental Brasileiro - 20ª /2020 por Celso Antonio Pacheco Fiorillo

Leia também:

Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!



Autor:
Ronaldo G. da Silva é Advogado, Biólogo, Professor e Palestrante; Consultor Jurídico concursado no Serviço Público; Pós-graduado em Educação pela UFF/RJ; MBA na Área Ambiental (UNESA); Membro da Câmara Técnica da Cadeia Petróleo e Gás da PMDC.

Postagens relacionadas, sugestões e anúncios:
Um comentário:
  1. Precisa contratar um hacker❓ Entre em contato com a PYTHONAX✅

    O negócio realmente incrível de entrar em contato com a PYTHONAX é que o Hack realizado por nós não pode ser rastreado até você, pois todo trabalho de Hacking que fazemos é fortemente protegido por nosso Firewall. É como dizer que se alguém tentar rastrear o Hack, ele os levará até nós e bloqueamos as ações que estão fazendo.

      Estamos invisíveis para as autoridades há quase uma década e, se você pesquisar no PYTHONAX, não se trata realmente de nós, você poderá ver apenas comentários feitos por nós ou sobre nós.

      Outra coisa surpreendente para você se beneficiar da contratação de nossos hackers é que você obtém um Legit e o melhor serviço de hackers, pois fornecemos a você hackers profissionais com áreas de especialização em hackers.
       Realizamos todos os hackers existentes, usando ferramentas especiais de hackers que obtemos da dark web.

       Alguma lista de serviços de hackers que fornecemos são:
    ▪️Promoção e clonagem de telefone ✅
    ▪️ Hacking de computador ✅
    ▪️Emails e hackers de contas de mídia social✅
    ▪️Recuperando arquivos excluídos✅
    ▪️Como rastrear e encontrar pessoas ✅
    ▪️Huntting Scammers✅
    ▪️Hack detecção ✅
    ▪️Ladrão / cópia de arquivos e documentos de redes e servidores restritos ✅
    ▪️Multiplicação Bitcoin✅
    ▪️ Recuperação de dinheiro com opção binária ✅
    ▪️ Recuperação de Dinheiro em Negociação Forex✅
    ▪️IQ Option Money Recovery✅
    E muito mais......


    Qualquer que seja o serviço de hacking que você precisar, envie-nos um e-mail para o endereço de e-mail fornecido abaixo.
    pythonaxhacks@gmail.com
    pythonaxservices@gmail.com

      PITONAX.
    2020 © Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir

.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar